Adit HotelCavalcante cuidou do discurso que abriu as atividades

O otimismo com o cenário político a partir de 2019 foi a tônica dos discursos de abertura na primeira edição do Adit Hotel. No discurso inaugural do encontro, realizado em São Paulo, Felipe Cavalcante, presidente da Adit Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), ressaltou as boas perspectivas com o futuro governo Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Segundo o executivo, há uma atmosfera de otimismo entre os empresários do segmento para 2019.

Para subsidiar sua impressão, o presidente sublinhou o desempenho do empreendimento que é dono, o Iloa Resort, em Alagoas. "Tivemos o melhor final de semana em anos e, na minha opinião, teremos anos de muito crescimento", reforçou.A experiência com o Iloa Resort, entretanto, não é fator único na análise do executivo. De acordo com ele, reuniões e conversas com profissionais desse mercado mostram que há razão para acreditar que dias melhores estão próximos. "Estou impressionado como que tenho visto e ouvido. Acredito que nos próximos anos teremos uma festa para esse mercado", reiterou. 

Cavalcante voltou a ressaltar as boa projeções sobre o presidente quando comentou as escolhas feitas até agora para os ministérios, que devem ter organização definida em janeiro. "É uma lista de notáveis, de pessoas com credibilidade e aparente habilidade para desempenhar os cargos", finaliza.

Adit HotelEvento segue até o final do dia

Adit Hotel: primeiro painel

Na esteira do discurso de abertura, o presidente da Adit Brasil chamou ao palco os convidados para o primeiro painel, "Perspectivas do mercado: a visão de quem comercializa resorts no Brasil". No bate papo, o participaram Claiton Armelin, da CVC, e Carlos Eduardo Pereira, da Bancorbrás.

Entre outros temas, os dois painelistas falaram sobre o que consideram uma ameaça para a hotelaria: o Airbnb e plataformas similares. Nesse sentido, o representante da Bancobrás, que já teve experiências trabalhando na operação hoteleira, aconselha: "Os hotéis não podem dar espaço". Para ele, os hotéis sempre terão seus clientes garantidos, desde que fidelizem esses turistas e tenham olhos atentos a seu bom atendimento.

Conforme relata Armelin, é cada vez mais corriqueiro que clientes da CVC procurem lojas e perguntem se a companhia realiza aluguéis de casas. Esse fato, segundo o executivo, é um indício de que as plataformas são mesmo uma ameaça em potencial.

Voltando a falar do mercado de lazer como um todo, a dupla foi unânime em apontar o crescimento como destino para os resorts. O executivo da CVC mencionou as novas ofertas de resort que foram abertas nos últimos anos e os projetos que ainda vão começar a operar.

Pereira citou as ofertas all inclusive como o trunfo do mercado brasileiro para manter o cliente interessado em resorts. "Na Bancobrás, percebemos mais de 20% de demanda reprimida para resorts", finaliza.

O Adit Hotel prossegue hoje ao longo de todo dia, no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia. O Hotelier News é media sponsor do encontro. 

(*) Crédito das fotos: Filip Calixto/Hotelier News