canudos accorhotelsExtinção dos canudos é tendência mundial

Em mais um desdobramento do conjunto de ações ligadas à preservação ambiental, a AccorHotels iniciou o processo de eliminação dos canudos de plástico em todas as suas operações na América do Sul. A adesão ao conceito plastic free está ligada ao matriz Planet 21, programa interno que reúne ações sustentáveis.

A diretriz sul-americana pede que, a partir de agora, as bebidas sejam servidas sem canudos. E, em alguns casos necessários, há a substituição do item por algum produzido com material sustentável como inox, papel ou até mesmo bamboo. A ideia é incentivar a mudança comportamental no hóspede. 
 
"Temos hábitos de consumo que muitas vezes não questionamos a necessidade e não nos damos conta dos danos ambientais consequentes. É o que acontece com o uso dos canudos", pontua Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa companhia para a região. "Entendemos que temos o dever de levantar essa reflexão e estimular a mudança comportamental em nossos hóspedes e colaboradores", completa. 
 
Em 2017, o Grupo consumiu cerca de 54 milhões de objetos plásticos na América do Sul. Até junho de 2018, a redução foi superior a 20%. 
 
"Canudo pra quê? Essa é a principal indagação que queremos trazer com a campanha que estamos lançando com influenciadores e parceiros. E todos estão convidados a participar desse movimento", conclui Antonietta.

Outras empresas contra os canudos

A chamada política "plastic free" é uma tendência em alta dentro do mercado hoteleiro. Outras redes e hotéis pelo mundo, inclusive, já tomaram medidas parecidas com a que a Accor está desenvolvendo.

Empresas como Intercity Hotéis e Resort Village Mata Encantada (BA), falando de casos brasileiros, têm ações parecidas. Internacionalmente, a Hilton é uma das entusiastas

(*) Crédito da foto: Bilderjet/Pixabay