abear- vooAéreas garantem que esta será a maior frota da temporada desde 2015

O verão está chegando e as demandas do mercado aéreo vão às alturas. Para compensar a saída da Avianca, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) anunciou que a temporada terá um reforço expressivo de 6 mil voos extras e um milhão de assentos adicionais em rotas domésticas e internacionais entre dezembro e março.

As expectativas foram apresentadas pelos executivos das principais companhias aéreas durante a entrega do Prêmio Abear de Jornalismo e Prêmio Spotters – de fotografia de aviação. O evento, que aconteceu em Brasília, contou com o anúncio da malha sazonal 2019/2020, reunindo os principais players do mercado: Gol, Latam, Map, TwoFlex e VoePass.

Em outubro, o MTur (Ministério do Turismo) já havia se encontrado com executivos do setor para discutir a conectividade na alta temporada durante a 16ª edição do Fórum de Líderes da Aviação. Na ocasião, as empresas garantiram que esta será a maior frota aérea da estação desde 2015.

“Foi uma noite especial, porque além do tradicional evento de confraternização, no qual reconhecemos os bons trabalhos jornalísticos, demos foco à contribuição da aviação para o turismo, mudando um pouco o tom das conversas e compartilhando novidades animadoras depois de um ano complicado”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. “Com a aproximação da alta estação nossas associadas identificaram um saudável aquecimento das reservas, e também como forma de estímulo às viagens neste verão, reagiram prontamente colocando esta robustíssima oferta adicional em complemento aos voos regulares”, complementa.

Abear: malha aérea

No mercado doméstico, as operações sazonais reforçaram a conectividade em todas as regiões do país, principalmente entre destinos turísticos do Nordeste, em evidência nesta época do ano, além das localidades emissoras de visitantes.

Existem cerca de uma dúzia de rotas inéditas criadas para atender às demandas do verão. Para deslocamentos internacionais, foram incrementadas operações que ligam o Brasil a países vizinhos como Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai Peru, além dos EUA. A Paranair, por exemplo, anunciou uma rota que conectará Rio de Janeiro e Assunção até o Carnaval.

(*) Crédito da foto: Gellinger/Pixabay