ABAV- coletivaMagda apresentou os números da ABAV Expo deste ano

A menos de dois meses da 47ª edição da ABAV Expo, a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) divulgou durante coletiva de imprensa realizada hoje (5) alguns números e novidades para a feira deste ano. A organização projeta um crescimento de 10% de visitantes, 30% de marcas expositoras e o espaço será 15% maior comparado a 2018. 

O encontro aconteceu no auditório Visit São Paulo, na capital paulista, e reuniu profissionais do trade e jornalistas. Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional recebeu o secretário de Turismo Vinicius Lummertz; Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil; Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa e Toni Sando, presidente do Visite São Paulo. “Queremos mostrar nossas conquistas, vamos criar novos eventos e mostrar a seriedade e importância desse evento”, inicia Magda. 

Já na reta final dos preparativos da feira, a ABAV anunciou algumas novidades para esta edição. Uma delas é a Black Friday de Viagens, que será um espaço exclusivo para 50 agências de viagens associadas que ainda serão selecionadas. A iniciativa é uma parceria com a Braztoa com o intuito de atender o consumidor final com pacotes e promoções. “Vamos mostrar como trabalhamos e como as agências de viagens são a nossa força. Isso é fundamental para o turismo crescer”, explica Magda. 

Outra mudança são os meios de divulgação da feira. De acordo com a presidente, a organização quer atingir pessoas de fora do trade turístico e mostrar para mais consumidores o que acontece durante os três dias de ABAV Expo. “Pela primeira vez vamos esparramar a ABAV pela cidade e estado de São Paulo. Vocês vão ouvir falar da feira em aeroportos, na avenida Paulista e outros pontos. As pessoas vão conhecer o evento e saber que ele está acontecendo”, diz Magda. 

Nedelciu reforçou a importância das agências de viagens para o mercado de turismo e garantiu que este ano a feira vem para destacar os diferenciais do segmento. “Vamos mostrar possibilidades e experiências Como os agentes de viagens podem se diferenciar na hora de vender seus pacotes, se especializarem e passarem a concorrer”, afirma.

Sando ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre os CVBs e agentes de viagens para aquecer o turismo brasileiro.”Existe ainda um distanciamento. Esse relacionamento poderia ser mais estreito e tem um potencial enorme. Estamos fazendo isso em São Paulo e precisamos que os players pressionem os CVBs para trabalharem integrados e gerar melhores resultados”.

“O tempo chegou para o trade de turismo, isso é uma evidência. Precisamos criar uma agenda clara e econômica defendida por todos e não apenas atendendo aos interesses de cada um, com lideranças e defesas conjuntas, pois ainda não conseguimos provar nossa importância política”, declarou Lummertz. 

ABAV Expo: números

Na edição 2018, a feira recebeu 23,3 mil visitantes no Anhembi. O evento contou com a presença de 1,1 mil expositores, 3,9 mil conferencistas, 10, 2 mil agentes de viagens e 853 jornalistas. Na feira deste ano, cinco arenas de capacitação serão montadas com salas de treinamento e mais de 60 palestras para mais de 3 mil pessoas.

Até o momento, cerca de 3,1 mil pessoas foram pré inscritas na ABAV Expo 2019. Além da Black Friday de Viagens, o evento também contará com Espaço Colaborativo, uma área que amplia as opções de participação dos expositores, com estandes de 6 a 25 metros quadrados estrategicamente localizada próximo ao buyersclub e às rodadas de negócios. 

Outro destaque da programação é o Encontro Comercial Braztoa, que reúne operadoras brasileiras apresentando produtos e serviços formatados para as prateleiras das agências de viagens. Já a Ilha Corporativa Abracorp terá soluções para o setor de viagens corporativas e troca de experiências entre especialistas do segmento.

A ABAV Expo 2019 acontece entre os dias 25 e 27 de setembro no Expo Center Norte, reunindo toda a cadeia turística nacional, gerando negócios e networking. Estarão presentes companhias aéreas, empresas marítimas, destinos nacionais e internacionais, operadoras, agências, DMCs, seguradoras e locadoras de veículos entre outras empresas relacionadas ao mercado.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News