(*) O Hotelier News conta, durante a Abav Expo 2019, com o apoio do Holiday Inn Parque Anhembi.

abav expo- aberturaMagda deu as boas vindas aos presentes

Foi aberta na manhã de hoje (25), a 47ª Abav Expo, uma das mais expressivas feiras de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina. O evento, que acontece entre os dias 25 e 17 de setembro, no Expo Center Norte, reúne toda a cadeia do turística nacional e espera aumento de 10% de público frente a 2018, que recebeu 23,3 mil visitantes. Em paralelo, a Braztoa realiza seu 52º Encontro Comercial.

Magda Nassar, atual presidente da Abav Nacional recebeu autoridades do setor de turismo como Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa; Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo; Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo; deputado Nilson Cardoso Junior, presidente da Comissão de Turismo na Câmara dos Deputados; Gilson Machado Neto, presidente da Embratur; Carlos Prado, presidente da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas); Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação); Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil e Osvaldo Arvate Junior, presidente da SPTuris.

A presidente deu início à cerimônia de abertura destacando alguns números relevantes do setor. O turismo gera 319 milhões de empregos pelo mundo e movimenta US$ 8,8 trilhões na economia global, segundo estudos da WTC. De acordo com o mesmo relatório, o setor é responsável por 7,5% das vagas de trabalho no Brasil. A Abav também comemora a inclusão de 100 novas agências associadas ao seu portfólio. 

“Trouxemos juntos, eu e os 27 presidentes das Abavs regionais, um novo associado por dia. Isso é o reconhecimento do trabalho do turismo. Abrimos nossa feira com o recorde de 26 mil inscritos e 2 mil marcas expositoras em 27 mil metros quadrados”, comemora Magda. “O que seria da nossa potência se tivéssemos a atenção e o respeito que o nosso setor merece?”, questiona. 

Em seguida, Lummertz discursou ressaltando a importância do evento para o trade turístico e a importância da representatividade do setor na política. “É um grande momento do turismo brasileiro. Quero saudar a aviação e a hotelaria, que são parcerias importantes para o turismo”, diz. “Quanto mais deputados envolvidos, mais fácil será passarmos para a classe política e lá que se decidem as grandes questões de turismo, ligadas às regulamentações”, salienta.

Nedelciu, que também faz o papel de anfitrião do evento, falou em nome da Braztoa. “Temos 83% no mercado que nunca viajou ou viajou pouco. São momentos desafiadores, mas nas crises que as oportunidades nascem”, afirma. “Precisamos usar a tecnologia ao nosso favor, sem perder o lado humano, pois essa é a parte essencial para um profissional de turismo”, complementa.

abav expo- aberturaMinistro do Turismo marcou presença representando o governo federal

Abav Expo: novidades

Uma das grandes novidades deste ano é a Black Friday de Viagens, que oferecerá vendas de pacotes e produtos para clientes finais. Segundo a organização, 500 pacotes foram criados especialmente para o evento com descontos entre 5% e 50%, por agências associadas à Abav.

A Vila do Saber este ano realiza treinamentos e capacitações focados em temas como inclusão e tecnologia. Já o Espaço Colaborativo é uma área de extensão de participação dos expositores, localizado ao lado das rodadas de negócios e buyersclub.

A feira ainda conta com o Espaço de Inovação, onde a tecnologia será a estrela, em parceria com a Travelport e o Encontro Comercial Braztoa, que reúne operadoras apresentando seus produtos e serviços para o mercado.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News