A cada ano, a captação de eventos tem sido uma estratégia utilizada para a promoção do destino, como forma de atrair mais visitantes para a região e evitar os prejuízos gerados pela sazonalidade, preenchendo a agenda de eventos de janeiro a dezembro. Esta atividade garante uma alta taxa de ocupação na cidade mesmo na baixa temporada, uma vez que não existe restrições por parte do público participante, que vai realizar a viagem independente da época do ano, da localização geográfica e das condições climáticas, pois a programação de eventos não depende de temporadas nem de períodos de férias, que é uma razão comum para as pessoas viajarem.

Além disso, o perfil do turista de negócios e eventos é diferente do hóspede de lazer. Estudos apontam que chegam a gastar de 50% a quatro vezes mais que o turista que está na cidade a passeio. Por se tratar de um momento significativo para sua carreira o hóspede participante de eventos, procura valorizar a participação no encontro, estando disposto a investir mais para vivenciar a experiência. E mais do que isso, é comum que os participantes levem acompanhantes, que aproveitam os atrativos da cidade durante o evento, movimentando ainda mais a economia local. 

Nesse sentido, é importante que a cidade esteja preparada para receber tais eventos, garantindo sua qualidade em infraestrutura e hospitalidade, para que permaneçam na região e que o município também possa ser indicado a outros promotores para sediar novos congressos.

Outro benefício proporcionado pela realização de eventos é a geração de novas receitas para os estabelecimentos da cidade, estimulando que alcancem uma estabilidade financeira, pois com o valor arrecadado, entram recursos que podem auxiliar no pagamento das despesas de manutenção. Para tanto, é necessário que se entenda a importância de realizar um planejamento, que incluí o investimento em qualificação dos serviços prestados para eventos, visto que o cenário, se bem trabalhado, pode levar a resultados expressivos. Também é interessante pensar que o turista de eventos, se tiver uma boa experiência em sua estadia, tem a possibilidade de retornar em outro momento à cidade, inclusive trazendo sua família para uma temporada de lazer.

Dentro do cenário de eventos, destaca-se a importância do Convention Bureau, uma fundação sem fins lucrativos, com foco de atuação na captação de eventos. Esse trabalho movimenta a economia da região e gera negócios para as empresas associadas, que oferecem produtos e prestam serviços essenciais para a realização de congressos e encontros corporativos. Seu objetivo é orientar que promotores e organizadoras tragam seus eventos para uma determinada localidade e, com isso, aumente o faturamento nos estabelecimentos, principalmente, em períodos que seriam ociosos.

A associação ao CVB proporciona diversos benefícios para as empresas associadas, como a divulgação da empresa no site da entidade, networking com outros associados, acesso aos contatos de eventos captados para conversar diretamente com o organizador e promover os seus produtos/serviços, ser indicado a pessoas influentes que querem apresentar os diferenciais de determinado região, em seus eventos. O parceiro também pode disponibilizar materiais, folders, cartões nos eventos ou ainda, montar stand para comercialização de produtos e elaborar vantagens, que podem ser em forma de brindes ou descontos, para que os congressistas/participantes conheçam o seu estabelecimento. Ou seja, são inúmeras vantagens que demonstram a relevância em investir no turismo de negócios, que é capaz de promover a aceleração econômica, tanto para a região quanto para as empresas associadas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Guia turístico de Gramado e Canela