De Goiânia, Goiás*

Conotel - abertura oficial_internaPlateia encheu o auditório do centro de convenções goiano

Começou nesta tarde, no Centro de Convenções de Goiânia, a 61ª edição do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis). Como em 2018, uma edição da Equipotel Regional é promovida em paralelo ao encontro, com a programação prosseguindo até sexta-feia (10). Autoridades como o ministro Marcelo Álvaro Antônio e o governador de Goiás Ronaldo Caiado participaram da cerimônia de abertura.

Com o tema “Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro”, o evento é sempre marcado por um intenso debate sobre os rumos do setor. A partir de amanhã (9), palestras que abordam diferentes temas, do marketing à operação hoteleira. Destaque para Ricardo Aly, que falará sobre “O uso de canais multifuncionais para aumentar as vendas na hotelaria”; e Edu Costa, que trará um assunto relevante para os hotéis: SEO e marketing digital. 

Conotel junto com a Equipotel

Já na Equipotel Regional, 30 expositores de 60 marcas mostram seus produtos e serviços. Entre eles, a Realgem's, ASSA ABLOY Hospitality e Desbravador. “Com a feira, nosso grande objetivo é colocar a marca em contato com diferentes polos dos setores de turismo, hotelaria e gastronomia, entre outros”, diz Gustavo Binardi, diretor de Portfólio de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira. 

Segundo o executivo, são esperados 3,5 mil profissionais de hotelaria na feira. “O intuito é fortalecer o relacionamento com os meios de hospedagem e fornecedores das regiões pelas quais o encontro passou no roadshow. É levar um pouco do nosso trabalho para esses lugares, afinal o Brasil é um continente”, acrescenta.

Conotel: cerimônia de abertura

Após a longa apresentação das autoridades presentes e do hino nacional, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, abriu oficialmente o encontro. “Hoje, celebramos o Dia Nacional do Turismo, criada há poucos anos. É um reconhecimento importante para uma indústria que impacta 52 atividades diferentes. Se todo governador e presidente olhasse para o setor com mais atenção, não haveria desempregados no país”, comentou Linhares, que destacou o trabalho positivo do governo federal até o momento em prol do segmento.

Conotel - Marcelo Álvaro AntônioAntônio: houve avanços no setor, mas ainda há muito a ser feito 

Após a fala de outras autoridades presentes, Antônio tomou a palavra. Destacando a nova maneira de fazer política e gestão do governo federal, o ministro apontou avanços dos primeiros 100 dias à frente da pasta. “No turismo, avançamos em sintonia com as secretarias estaduais. Hoje (8), na reunião do Fornatur, falamos muito sobre essa integração e, com esse conjunto de esforços, estamos avançado em pautas relevantes”, comentou, referindo-se ao Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Segundo o ministro, a isenção do visto para alguns países e a abertura do capital estrangeiro para as companhias aéreas foram as maiores vitórias da pasta até aqui. "O mesmo vale para a Lei Geral do Turismo, que vai desburocratizar o setor. Em três meses, avançamos bastante, mas sabemos que há muito o que fazer ainda”, disse Antônio. “Temos pautas importantes à frente e a principal delas e a transformação da Embratur de autarquia em agência governamental. Com isso, poderemos promover o Brasil de forma mais robusta no exterior. Com isso, pretendemos que o turismo impacte ainda mais no turismo nacional’, completou.

Para fechar a cerimônia de abertura, Caiado ressaltou em seu discurso a relevância do Sistema S, que “tem dados muito suporte para nossa gestão em várias frentes, não só no turismo”. O  governador confirmou ainda que pretende fortalecer o setor no estado. “O turismo é capaz de levantar uma região e, por isso, nós vamos alavancá-lo em Goiás. Para quem quiser investir por aqui, teremos o maior prazer em atender no que for possível. Ajudem-nos que conseguiremos avançar muito’, finaliza.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja para Goiânia a convite da Equipotel e ABIH Nacional.

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News