A gestão de resíduos é um assunto que afeta a todos nós. Sociedade civil, governos, ONGs, estabelecimentos comerciais e de serviços… todos devem estar engajados para criar soluções para resolução do problema. Visando estimular um ambiente de responsabilidade compartilhada, São Paulo e outros 66 municípios brasileiros sediam a 3ª Semana Lixo Zero. De hoje (19) até o dia 28, uma extensa programação ocorre na capital paulista. Articulista do Hotelier News, Ana Rita Cohen será uma das palestrantes participantes.

O evento é uma realização do ILZB (Instituto Lixo Zero Brasil), em parceria com a Casa Causa e a Abraps (Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável). O objetivo é divulgar as melhores práticas e tecnologias em gestão de resíduos. Na programação, palestras, painéis, rodas de conversas, oficinas, mutirões e exibição de filmes, entre outras iniciativas. Muitas delas visam ampliar o debate sobre a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Para conhecer a programação completa da 3º Semana Lixo Zero, acesse https://bit.ly/2J5AV2I.

Semana Lixo Zero - Ana Rita CohenAna Rita palestrará nos dias 23 e 24 de outubro

Semana Lixo Zero: programação

Até domingo que vem (28), São Paulo terá 30 eventos espalhados pela cidade. Entre os diferentes temas abordados estão Legislação para o lixo zero; A compostagem como oportunidade para a redução de resíduos; Supermercados lixo zero; Economia circular e lixo zero no desenvolvimento de produtos; e Restaurantes lixo zero.

É justamente sobre a última temática que Ana Rita, dona da Gourmet Center Sabor & Saúde, vai contribuir. Idealizadora da certificação CSR (Cozinha Saudável & Responsável), ela é consultora sobre temas como saudabilidade, responsabilidade social, sustentabilidade para cozinhas profissionais. Articulista do Hotelier News (leia seu último artigo) ministrará palestras na terça-feira (23) e quarta-feira (24, na Vila Butantã e Casa Santa Luzia, respectivamente.

“Trabalho há muitos anos com o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas), levando certificações para restaurantes sobre alimentação saudável e cozinha sustentável”, afirma. “Como se desenvolvem esses conceitos dentro da cozinha profissional? É justamente isso que abordarei nas duas palestras”, completa.

Ana Rita explica que a palestra vai abordar as mudanças necessárias (em toda cadeia) para repensar e inserir cozinhas profissionais no conceito lixo zero. “Destacarei a importância de mudar o paradigma do produto que estamos usando a partir do alimento. É a partir dessa compreensão que começamos a perceber que o alimento integra um sistema complexo, o qual estamos prejudicando há muito tempo”, diz. “Temos condições absolutas de modificar a direção, buscando soluções e resultados positivos para o segmento de cozinhas profissionais”, finaliza.

(*) Crédito da capa: christels/Pixabay

(*) Crédito da foto: Divulgação/Gourmet Center Sabor & Saude