Capa do livro, editado pela Senac Rio
(imagem: divulgação/Senac)

Embasado na sua carreira profissional acumulada em três décadas, William F. Rodrigues, atual gerente geral do Miramar Hotel by Windsor, no Rio de Janeiro, acaba de ver seu livro Cases em Hotelaria – Como superar os obstáculos no dia a dia de um Hotel ser publicado pela editora Senac Rio de Janeiro.

Com 247 páginas, a publicação compila várias situações ou cases em todos os departamentos de um meio de hospedagem, incluindo Recepção, Reservas, Governança, Controladoria, Recursos Humanos, Manutenção, Alimentos e Bebidas, Marketing e Vendas, Eventos, Segurança e Gerência Geral. O livro  conta também com capítulos interessantes como Hotelaria na prática, Murphy na Hotelaria e um Glossário.

Indicado para estudantes, profissionais recém iniciados no segmento e também para aqueles que desejam entrar na carreira, a publicação apresenta no final de cada case tem, algum tipo de pergunta ou sugestão para análise, podendo ser usado como uma forma de discussão ou debate.

"É um trabalho de 30 anos na hotelaria. O projeto do livro surgiu por dois motivos básicos: A maioria das histórias que ocorrem em um hotel não possui registros físicos ou esses se perdem com o tempo. No campo acadêmico no qual também faço parte constatei que há uma carência desses fatos que traduzem a vivência real no dia a dia dos profissionais hoteleiros. Daí surgiu a ideia de contribuir com essa obra na formação de futuros profissionais do segmento do turismo e hotelaria de nosso país", diz Rodrigues.

William, que já foi agraciado como Melhor Gerente Geral do Prêmio VIHP 2015, iniciou sua carreira como recepcionista do Othon Palace, em Copacabana e já atuou em vários empreendimentos.. É Bacharel em Administração de Empresas (Universidade Gama Filho), conta com o Mestrado em Administração, com ênfase em Marketing & Estratégia (IBMEC) e tem um MBA em Gestão Estratégica de Serviços (Fundação Getúlio Vargas)

Serviço
rj.senac.br/editora