O Waldorf Astoria New York encerrou suas atividades. Ontem (28) foi o último dia de operação desse hotel, que foi por vários anos símbolo da hotelaria mundial. O empreendimento, que foi adquirido por quase US$ 2 bilhões em 2014 pelo grupo chinês Anbang, o mesmo que mandou uma oferta maior que a Marriott na negociação de compra da Starwood, quase melando o negócio, entra em reforma multi-milionária.

No ano passado o Waldorf Astoria celebrou o seu 85º aniversário e seu fechamento agora faz parte do projeto de renovação, que deverá levar no mínimo dois anos para ser concluído. Ainda não é claro se a Anbang reabrirá o complexo com o hotel dentro dele ou se as torres serão apenas residências ou escritórios.

Quando adquirido porém, assinou-se um contrato de operação por cem anos com a dona da marca, Hilton. Não se pode jogar fora um hotel com tamanha notoriedade. O melhor a fazer é mante-lo, diminuindo o número de habitações. Todo mundo vai querer se hospedar lá pois a localização continua excelente.

O Waldorf Astoria nova-iorquino é um dos hotéis mais lendários do mundo. Em suas suítes já estiveram hospedados todos os presidentes dos Estados Unidos, começando por Herbert Hoover, cujo mandato foi entre 1929 e 1933, e que esteve presente na inauguração do hotel em 1931. As maiores celebridades do mundo também foram hóspedes e alguns como Frank Sinatra, Sophia Loren, Cole Porter e Marilyn Monroe moraram em uma das torres residenciais do complexo.

Foi no Waldorf Astoria que o room service surgiu, em uma das alas no lobby, que contém vitrines existe uma reprodução uma bandeja que subiu para um dos seus 1.500 quartos. Sim, o Waldorf Astoria New York foi considerado o maior hotel do mundo durante vários anos. Tinha cem suítes. Foi lá também que o chef Oscar criou a Salada Waldorf e o bolo Red Velvet.

A reportagem do Hôtelier News participou de uma tour histórica no hotel em 2011. Confira a reportagem clicando aqui e veja algumas fotos.

Serviço
hiltonhotels.com

* Crédito da foto na capa: arquivo HN/Peter Kutuchian