Em risco no ano passado, o turismo francês terminou 2016 com uma ligeira melhoria na ocupação hoteleira e uma tendência positiva que deve continuar até o final de 2017, desde que os turistas estrangeiros voltem mais para o país europeu. A notícia é do portal tourism-review.
 
Apesar de 2016 ter sido o pior ano para os hotéis desde 2009, os seus últimos quatro meses terminaram com um aumento de 0,5% na ocupação, de acordo com o estudo da consultoria local MKG, o que é uma boa notícia para o turismo francês.
 
A melhoria é apenas modesta, uma vez que se baseia nos resultados de 2015 que refletem o ataque terrorista ocorrido no dia 13 de novembro. No entanto, um reversão da tendência de queda deve continuar em 2017, especialmente em hotéis de redes internacionais, que são mais dependentes dos visitantes estrangeiros. O turismo doméstico permaneceu estável em 2016 em todo o país.
 
De acordo com Atout França, o conselho de turismo francês, o índice do declínio dos visitantes internacionais deve fechar 2016 entre -5% e -7%. O total não deve ficar abaixo dos 80 milhões contra 85 milhões de turistas estrangeiros, desembarcados no país em 2015. O objetivo do governo francês em chegar nos 100 milhões de visitantes estrangeiros em 2020 não parece, no início de 2017, fora do alcance.
 
A indústria turística francesa é uma importante fonte de apoio para o orçamento nacional. Gera pouco mais de 7% do PIB. A indústria gera empregos para 2 milhões de pessoas e tem uma capacidade de criar muitos outros.
 
Entre os visitantes que vieram em menor número estão os norte-americanos e asiáticos que são muito sensíveis às questões de segurança. Uma declaração de estado de emergência não é uma percepção de ameaça terrorista entre os turistas em potencial e essa situação prolongou-se até julho.
 
Em março, um mercado de viagens para operadores turísticos estrangeiros será organizado sob o título Rendez-vous en France. Espera-se que cerca de 1 mil operadores turísticos participem, o que é uma boa notícia na altura em que várias campanhas de marketing foram lançadas para promover Paris e uma região da Provença-Alps-Côte d'Azur. Especialistas acreditam que o mercado de viagens pode impulsionar ainda mais o turismo francês, que tem novos nichos em desenvolvimento ainda neste ano, incluindo o turismo fluvial e o turismo ecológico.
 
Serviço
 
* Crédito da foto: pixabay/walkerssk