Arquitetura do castelo onde está o hotel serve de objeto para as projeções de cenários nos espetáculos

Entre março e abril, o Tauá Grande Hotel e Termas Araxá, no Triângulo Mineiro, realiza seu principal evento no ano: a Páscoa Iluminada. Para o encontro, que chega à sua 5ª edição, o empreendimento estima receber 30 mil expectadores, entre turistas e moradores de Araxá (MG).

João Luiz Chequer, idealizador do festival, destaca o número de pessoas que já viram o espetáculo e fala sobre a edição 2018. "Já recebemos mais de 100 mil pessoas nas quatro edições anteriores. Para este ano, estamos ansiosos e teremos novidades que vão surpreender", comenta. As novidades são alguns espetáculos inéditos e uma atração infantil, a Vila do Coelinho

O evento será realizado de 2 de março a 8 de abril, sempre de segunda-feira a sábado. O repertório de peças abrange quatro histórias, contadas em datas diferentes. Neste ano, o “Baile Beja”, uma das novas narrativas, é o que gera boa expectativa entre os gestores da rede. “Jesus: paixão, vida e luz”; “Páscoa Lago Show: do caos ao cosmos”; e “Paixão de Cristo: um Cordel no Sertão” completam a lista de apresentações.

A arquitetura do prédio histórico, no qual o hotel está instalado, é parte importante do espetáculo. Nas paredes do edifício, construído em 1938, são feitas as projeções que ambientam o show. 

Pácoa Iluminada como evento municipal

Lizete Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing da Rede Tauá, conta que o mês de espetáculos costuma lotar o empreendimento. "É uma época de excelente ocupação para nós. A melhor do ano para o hotel, arrisco dizer." Olhando sob o aspecto da rentabilidade, no entanto, não é a época mais lucrativa. O custo elevado do evento pesa nos cálculos, explica a executiva.

O fato do faturamento não ser astronômico, contudo, não preocupa a gestora. Segundo Lizete, a Páscoa Iluminada surgiu para criar um evento fixo no calendário do hotel e da cidade, atraindo turistas e moradores. "É um sonho que temos. Queremos deixar um legado para Araxá e é nisso que acreditamos", diz.

Tauá Araxá - Páscoa IluminadaO lago do resort também é palco para as apresentações

Lizete ressalta ainda que o período de realização do evento impulsiona a ocupação de outros hotéis da região. Além disso, movimenta a cadeia produtiva do turismo local. “Restaurantes, pontos turísticos e o comércio local também são beneficiados”, diz.

O público que costuma frequentar o evento é bem segmentado, incluindo turistas de várias partes do país e moradores da região. Já a média de público está em acordo com as projeções para este ano, tradicionalmente na casa de 30 mil pessoas – em 2016 foram 35 mil – passam pelo encontro. 

Para os viajantes que vão ficar no hotel, a rede criou alguns pacotes específicos. As diárias para dois adultos, com pensão completa, podem ser reservadas a partir de R$ 854,00. Essas reservas são em apartamento superior, com cortesia para duas crianças de até 8 anos, no mesmo apartamento. 

Carnaval

Sobre o Carnaval, última data de procura maciça por resorts no país, Lizete comenta que as três propriedades da companhia performaram bem. Sem citar números, a diretora alega que a influência da folia na procura pelos empreendimentos ainda não acabou. No próximo final de semana, por exemplo, será realizada a chamada Ressaca de Carnaval. “Muitos clientes dessa época têm reservas programadas”, finaliza Lizete.

* Fotos: divulgação/Tauá Hotéis e Resorts