A piscina na cobertura é um dos destaques do novo hotel
(fotos: Juliana Bellegard)

Instalado na porção norte do Estado do Rio de Janeiro, quase na divisa com o Espírito Santo, o município de Campos dos Goytacazes destaca-se no cenário nacional principalmente por conta da Bacia de Campos e da forte atuação das offshores ali. Com uma população de quase 500 mil habitantes e destino de executivos brasileiros e estrangeiros, a cidade tem na indústria a grande fonte de seu PIB, segundo o IBGE.

Ainda que os serviços apareçam tímidos como fonte de geração de riquezas para o município, a intensa movimentação por conta da economia dinâmica gera um cenário bastante positivo para a hotelaria. Em entrevista ao Hôtelier News, Jô Albuquerque, gerente geral do Ramada Hotel & Suítes Campos dos Goytacazes, apontou que a cidade tem uma das mais altas ocupações do País: uma média anual de 69% dos quartos ocupados. O Brasil, como um todo, tem uma média de 65%.

Dentro deste contexto, o Ramada, recém-inaugurado, destaca-se como única marca midscale internacional do destino. Ali, onde os setores bancário e do comércio também vem aparecendo com força, a proposta da Vert Hotéis, administradora do empreendimento, é oferecer uma hospedagem de qualidade e padrão internacional, seguindo os preceitos do Wyndham Hotel Group, detentor da marca Ramada.

Por Juliana Bellegard*

"Um bom exemplo de nossa bandeira". Foi assim que Paulo Pena, presidente do Wyndham Hotel Group para a América Latina e Caribe, descreveu a unidade que acabara de conhecer, na ocasião da solenidade de abertura do empreendimento. Instalado próximo ao Boulevard Shopping e a oito quilômetros do aeroporto, o hotel tem no segmento corporativo seu principal público.

Além das offshores e demais empresas com negócios na cidade, a tripulação da Azul, companhia aérea que opera o único voo partindo de Campos dos Goytacazes, com destino ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, também compõe da carteira de clientes do empreendimento. Ademais, a unidade busca captar eventos corporativos, de companhias farmacêuticas e até sociais, como casamentos.

Sua estrutura soma 300 quartos, dos quais 277 estão no pool hoteleiro. Ainda em fase de finalização de entrega dos apartamentos, o hotel conta com pouco mais de cem deles em funcionamento. As acomodações são de categoria padrão, Luxo, podendo variar apenas na composição do quarto, com cama de solteiro ou casal. Todos contam com uma mini-copa, à qual ainda é possível adicionar um micro-ondas, mediante solicitação, e a área de lavabo separada do banheiro, dando mais privacidade no caso de um apartamento compartilhado. Em cada andar, há uma acomodação adaptada para pessoas com necessidades especiais.

O restaurante Columbia é terceirizado e tem perfil de steakhouse, servindo também especialidades da gastronomia brasileira. No topo do hotel, há uma estrutura de lazer com bar e uma piscina. O terraço ainda conta com um espaço voltado para a saúde e o bem estar, com sauna e sala de massagem terceirizada, e um fitness center 24 horas. 

A sala de eventos, que acomoda cerca de 200 pessoas em formato de coquetel, recebe atualmente os últimos ajustes para sua estrutura modulável, que permitirá mais flexibilidade. Além disso, o salão de jogos, no terraço do hotel, junto com o bar, estão aptos a receber coquetéis e outros formatos de eventos.

Expansão
Campos dos Goytacazes não é a única cidade a ganhar uma unidade da Vert neste ano. Érica Drumond, diretora-presidente da rede, adiantou que as próximas inaugurações da rede serão feitas em Belo Horizonte, Recife e duas unidades em Macaé, entre elas o primeiro Ramada Plaza brasileiro.

Serviço
Ramada Hotel Campos dos Goytacazes
Rua Bruno de Azevedo, 60/70 – Pelinca
Campos dos Goytacazes (RJ)
22 3025-9800
[email protected]
www.ramadabrasil.com.br
www.verthoteis.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viajou a Campos dos Goytacazes a convite da Vert Hotéis