A entrada sem vistos será permitida até o dia 18 de setembro de 2016 e válida por 90 dias
(foto: pixabay / kpgolfpro)

A presidente Dilma Rousseff sancionou, ontem (24), o projeto de lei 149/15, que autoriza as pastas do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores isentarem parte dos vistos para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A medida foi classificada como excepcional e unilateral.

Segundo expectativa do MTur, isso pode resultar num incremento de 20% no número de turistas internacionais esperados no país no período de janeiro até setembro de 2016. "Agradeço à presidenta Dilma que, de maneira responsável, aprovou esse projeto tão importante para o turismo brasileiro. O próximo passo agora é elaborar a portaria. Nossa proposta é incluir os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, países com forte tradição olímpica", comenta Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo.

Os cálculos do MTur têm como base estudos da OMT (Organização Mundial de Turismo) e do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), órgão que reúne as principais redes hoteleiras e companhias aéreas do mundo. As entidades internacionais avaliaram o impacto da facilitação de vistos no aumento dos fluxos de turistas entre países e a geração de empregos nas economias do G-20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. 

De acordo com o texto, que já havia sido referendado pelo Senado, a dispensa unilateral da exigência de visto de turismo é válida por 90 dias e atenderá estrangeiros que entrarem em território nacional até 18 de setembro de 2016. 

Serviço
www.turismo.gov.br