De acordo com o portal da revista Exame, o Aparthaus Paradies, em Arosa, nos Alpes Suíços, causou controvérsia ao fixar um cartaz em que pedia aos hóspedes judeus "que tomassem uma ducha antes de usar a piscina".

Com a polêmica instaurada nas redes sociais e em outros meios de comunicação, a direção do empreendimento afirmou que apenas pretendia recordar as normas de higiene da piscina após receber reclamações a respeito de duas jovens judias que teriam entrado na piscina sem passar pelo procedimento, segundo apurado pelo The Times of Israel.

O cartaz dizia: "A nossos clientes judeus, mulheres, homens e crianças, pedimos que tomem uma ducha antes de nadar. Caso contrário, seremos obrigados e fechar a piscina para seu uso. Obrigado pela compreensão".

No mesmo empreendimento, um cliente fotografou cartazes que também se dirigiam ao público judeu, autorizando-os a armazenar no frigobar, alimentos kosher. Tzipi Hotovely, vice-ministra das Relações Exteriores, exigiu desculpas oficiais do complexo por "ato anti-semita da pior espécie".

"Atualmente, temos muitos clientes judeus e percebi que alguns não tomam a ducha antes de nadar. Como outros clientes pediram que fizesse algo, escrevi o cartaz de maneira ingênua. Mas deveria ter direcionado o pedido a todos os clientes do hotel". admitiu Ruth Thomann, gerente geral do hotel.

A reação do Centro Simon Wiesenthal, de Los Angeles, nos Estados Unidos, que busca preservar a memória do Holocausto, incluiu uma solicitação à Simonetta Sommaruga, ministra da justiça da Suíça, pelo fechamento do empreendimento e sanções a sua atual gestão. Também foi solicitado ao Booking.com, a exclusão do nome do complexo de sua relação de hotéis.

* Crédito da foto: Pixabay/rliesssum