Vista aérea da Base Aérea de Santos, localizada na ilha de Guarujá, local onde será instalado o Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista. Pista possui 1.390 metros, com possibilidade de ampliação
(foto: divulgação/Amigo)

Os moradores da cidade de Guarujá estão cada vez mais próximos de receber o Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá. Nesta segunda-feira (30), serão lançados os editais para oficializar a construção da base aérea civil. O evento se realizará das 15h ás 18h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na avenida Dom Pedro I, 350, no bairro Tejereba.

João Carlos Pollak, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, ressalta as vantagens que esse projeto irá promover para o destino. “O aeroporto é um fomentador de negócios. Será uma grande conquista e um avanço para a economia regional. A implantação desta ação pode proporcionar empregos e impulsionar o turismo, além de atender uma antiga reivindicação do GCVB e trade turístico local”, afirma.

Em 2013, Michel Temer, na época vice-presidente da República, e Willington Moreira Franco, ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil (SAC), assinaram a outorga para a implantação do aeroporto. A partir desse momento, a cidade litorânea foi liberada para trabalhar em projetos na sua construção.

Naquele ano, a perspectiva para o espaço era estimada em 17 voos diários para atendimento do turismo de lazer e de negócios, pequenas cargas e manutenção de aeronaves. No edital de 2015, foi informado que, implantado em uma área de 1 milhão e 500 mil m², o aeroporto ocupará cerca de 263 mil metros quadrados. A expectativa é que a partir de sua instalação, o local opere com um milhão de passageiros ao ano no prazo de cinco a oito anos. Em 30 anos, esse número poderá subir para 3,3 milhões.

Serviço
visiteguaruja.com