O governador paulista Geraldo Alckmin assinou, em reunião realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, leis transformando mais 20 cidades do Estado em Municípios de Interesse Turístico, os MITs. Dessa maneira, são colocadas mais duas dezenas de destinos entre os beneficiados com repasses em envios de verbas estaduais destinadas ao turismo.

O governador destacou que o turismo é um setor que gera 10% de todo o PIB de São Paulo e traz muitas oportunidades de renda, especialmente no setor de serviços. "Recebemos mais de 50 milhões de turistas por ano e três milhões de famílias paulistas já vivem do turismo. Esse número vai crescer muito com a abertura desses novos destinos e a multiplicação de pontos de atração de turistas", afirma Alckmin.

Os 20 Municípios de Interesse Turístico nomeados pelo governo estão: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí.

Hoje, São Paulo possui 70 cidades com o título de estâncias, voltadas diretamente para o turismo. Até o final do ano, com a aprovação de todos os 140 MITs, como prevê a lei, o Estado de São Paulo vai ter quase um terço dos seus municípios voltados para o setor de turismo. 

* Foto de capa: arquivo HN