A presidência da República, assinou nesta segunda-feira (5), durante a solenidade de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, um decreto que cria mais uma unidade de conservação – o Parque Nacional (Parna) dos Campos Ferruginosos, no Pará, e amplia outras três: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a Reserva Biológica (Rebio), no Estado do Rio de Janeiro; e a Estação Ecológica (Esec) do Taim, no litoral do Rio Grande do Sul.

O Brasil ganha 282 mil hectares de áreas protegidas pelo governo federal, num total de 79,4 milhões de hectares, o equivalente a quase 10% do território nacional. Incluindo o novo parque, o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, passa a gerir 328 unidades de conservação distribuídas pelos grandes biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal Matogrossense, Pampa e zona costeiro-marinha.

"Estamos avançando cada vez mais na gestão das UC´s, dos nossos centros especializados, enfim, na conservação, proteção e uso sustentável de um meio ambiente equilibrado, direito de todos os cidadãos", disse Ricardo Soavinski, presidente do ICMBio.

* Crédito da foto: Pixabay/dimitrisvetsikas1969