O hotel paulistano está situado na avenida Vieira de Carvalho, uma das mais charmosas da região central
(fotos: Peter Kutuchian)

A Doutor Vieira de Carvalho deve ser uma das menores avenidas do Mundo, a via tem duas quadras e une dois pontos famosos da região central de São Paulo, praça da República e largo do Arouche. Muito bonita, ela bem que poderia ser denominada como bulevar, pois conta com um canteiro central bem cuidado, árvores altas e uma largura que a permite ter, de cada lado, duas faixas destinadas ao tráfego e uma para para estacionamento. No passado, a Vieira foi endereço de residências de ricos empresários e barões de café. 

Estamos no ano de 1947 e o edifício da esquina com a rua Aurora é inaugurado pela condessa italiana Leonor de Camillis Spezzacatena, com dez apartamentos residenciais. Ainda traumatizada pela 2ª Guerra Mundial, a condessa pede para construir, no subsolo do prédio, um bunker – atualmente é a academia de ginástica do hotel. A época era áurea para região, morar ali, representava ainda ter um status privilegiado.  

Na década de 1980, a família Vezozzo adquire o edifício e inaugura o Bourbon São Paulo Business, que hoje tem sua fachada tombada como patrimônio histórico da cidade. Atualmente, a região continua com um certo glamour durante os dias. Faça sol ou chuva, a Vieira de Carvalho não parece estar localizada no Centro da cidade. Mesmo na hora do rush, ela continua com o aspecto tranquilo de ares interioranos.

A região volta a ser procurada por investidores imobiliários que lançaram nos últimos meses cerca de 15 edifícios residenciais, todos vendidos rapidamente por preços que chegam até R$ 15 mil o metro quadrado.

A revista de bordo da Tam fez uma matéria extensa sobre o downtown paulistano valorizando os edifícios históricos e a arquitetura de outros tantos, que são residências de arquitetos e artistas, que afirmam que morar no Centro é uma experiência muito boa. Lojas de discos de vinil, de decoração, bares e restaurantes com história são atualmente procurados por uma classe social que busca um conteúdo para seus passeios.

Sendo assim o Bourbon paulistano pode estar inserido dentro de um contexto que o manterá sendo um dos principais hotéis da região, primeiro por sua localização, história, além de fazer parte de uma rede hoteleira que conta com uma tradição de mais de 50 anos. Isso o faz ser especial, não faz?

Hospedagem
O Bourbon São Paulo Business Hotel conta com 127 habitações, distribuídas em 11 pavimentos, sendo que este último foi totalmente reformado. Como o edifício foi um residencial, e depois adaptado para ser o Bourbon, cada prumada tem um tipo de apartamento diferente.

Ao todo, o Bourbon tem quatro categorias de habitações Superior, Superior Plus, Suíte Junior e Suíte Classic. Dentre elas figuram UH’s para solteiro, duplo e casal.

A variação do tamanho é bem variada, desde 15 m² até 55 m². Nossa reportagem ficou hospedada na categoria Superior Plus, no 11º pavimento. Da nova leva, o apartamento é bem agradável, moderno e amplo suficiente para duas pessoas ou um casal com uma criança, acomodada em cama extra.


Uma das UH's ainda não reformadas e outra que foi atualizada recentemente

Fizemos um site inspection em alguns apartamentos que ainda não estão atualizados e a diferença é grande entre os antigos e os recém-reformados. A atmosfera muda bastante, bem como as camas, que têm porte menor, inclusive de comprimento. Por isso, se puder peça um de categoria Plus.

A administração do Bourbon SP Business afirma que as reformas nos outros pavimentos terão início em breve e o mesmo padrão será implementado em todas as UH’s.

Todas as habitações contam com TV com programação a cabo, mesa de trabalho, ar-condicionado, frigobar, cofre eletrônico e demais amenidades normais de um meio de hospedagem deste padrão.

Gastronomia
Comandada pelo chef Alexsandro Costa, sob o olhar do chef executivo corporativo da Bourbon, Jérôme Dardillac, a gastronomia apresentada pelo Bourbon SP Business fica acima da expectativa esperada quando entramos no PDV (ponto de venda) gastronômico do meio de hospedagem, o restaurante Jobim. 

O espaço tem entrada direta da rua, por isso o Jobim oferece um menu executivo de almoço nos dias da semana. A apresentação é muito boa e se inclui a entrada, prato principal e sobremesa. Quando há eventos internos, o almoço passa a contar com a opção de buffet.

Opções do Menu Executivo servido durante o almoço no restaurante Jobim

O café da manhã conta com uma variedade ampla de itens oferecidos e é servido entre às 6h e 10h. 

No jantar, as opções são à la carte, podendo ser degustadas também pelo serviço de quarto. 

Destaque para a carta de vinhos do Jobim, que conta com opções diferenciadas e difíceis de serem encontradas em outros pontos de venda como supermercados, fazendo com que o cliente desfrute de algo novo e tenha um elemento memorável inserido em seu subconsciente quando se lembrar da sua experiência gastronômica no Bourbon SP Business.

Na área social do Hotel, o Adoniran Lobby Bar oferece os tradicionais drinques de balcão como caipirinhas, manhatans, mojitos, margueritas e cervejas. A atmosfera do Adoniran é muito agradável, tanto pela decoração como pela grande porta de vidro do edifício.

Serviço
Bourbon São Paulo Business 
Hotel
Avenida Vieira de Carvalho, 99 – Centro
(11) 3337-2000

[email protected]
bourbon.com.br

* A reportagem do Hôtelier News ficou hospedada no Bourbon São Paulo Business Hotel à convite do empreendimento.